domingo, junho 06, 2010

O gorila albino

O que é uma pessoa verdadeiramente boa? Poderíamos afirmar que é aquela que não demonstra agressividade, mesmo nas situações em que é profundamente contrariada ou agredida;é aquela que coloca as necessidades das outras pessoas em frente às suas independente da situação; é aquela que prefere se machucar à machucar ao próximo, que enxerga o fraco, o imoral , o pária, e o malvado como pessoas dignas de compaixão e não de julgamento moral ou punição.
Desejar ser, propriamente, ou desejar ser visto como uma pessoa verdadeiramente boa é como desejar ser um gorila albino, o gorila albino não poderia sobreviver à vida selvagem, não só por suas deficiências físicas ,que em virtude da sensibilidade a luz o deixariam cego, incapaz de obter alimento, como pela rejeição de seus pares e sua incapacidade de se mesclar ao meio, o que o tornaria alvo fácil de caçadores. Sua vida apenas poderia ser possível em cativeiro, onde seria visto ao mesmo tempo como uma aberração e uma curiosidade.
Tenho as poucas pessoas verdadeiramente boas que conheci mais como curiosidades do que como figuras admiráveis.O ser humano é bom e é mal, a sua verdadeira beleza se encontra nesta dualidade.É óbvio que em sociedade o bom comportamento é a regra, mas a busca da perfeição neste quesito invariavelmente iria provocar estranheza em seus pares,"porque ele está agindo assim?", "Ele deve estar tramando alguma coisa", e uma eventual ação punitiva preventiva, ação esta repetida historicamente na vida de grandes heróis.Um outro aspecto é o do próprio caminho das boas intenções, que eventualmente leva à ações moralmente dúbias e resultados catrastróficos, "o caminho do inferno é pavimentado por boas intenções". Ainda que espiritualmente a busca da bondade absoluta seja exaltada e vista como o caminho a se seguir, socialmente ela causa estranheza e gera mais merda do que o esperado.


O único gorila albino conhecido no mundo vivia em um zoológico em barcelona, ele morreu de câncer de pele em 2003. Descanse em paz Snowflake.

3 Comments:

Blogger Unknown said...

para mim não há "pessoas verdadeiramente boas". há algumas poucas almas iluminadas, que são aqueles que de alguma forma comeram o pão q o diabo expeliu por via baixa e superaram. assim a natureza humana não os surpreende, não há julgamentos, apenas um desejo de deixar o mundo à volta mais colorido. na verdade é um pouco egoísta, tem uma máxima budista qlq que diz q nng consegue ser feliz enquanto não o formos todos. utópico, mas bonito e hj eu sou alguém com esperança na humanidade... =)

12:34 PM  
Blogger Unknown said...

Escolho meus amigos pela pupila
Autor: Oscar Wilde

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.

Para isso, só sendo louco! Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.

Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois ao vê-los loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

6:52 PM  
Blogger Tykhe said...

Você não precisava fazer um post tão grande só pra justificar o fato de que você me ama de mentira por eu não ser uma das pessoas mais boas que você já conheceu.

Eu não te amo menos por você me amar só de mentira e me achar má
:)

Pastel de queijo com molho inglês, sua besta

9:40 PM  

Postar um comentário

<< Home