sábado, outubro 03, 2009

Uma mágoa e uma cultura
Vivendo aqui nos confins da selva, trabalhando num hospital que atende todo tipo de gente, acabei por adquirir uma aversão pelo conceito do indígena, não me entendam mal, apesar dos pesares sempre fui uma pessoa muito mais tolerante do que a média, mas deixem me explicar: coloquemos duas situações, em uma um trabalhador é atropelado por uma moto, sofre um TCE e precisa de remoção imediata para Manaus, em outra um índio, trabalhador ou não sofre a mesma situação, o que acontece? O índio é transferido no dia seguinte, o civil morre na maca. Noutra situação um índio necessita de uma medicação caríssima, como um interferon para hepatite B, e uma criança civil necessita da mesma medicação, advinha quem consegue o remédio? Não estou fazendo suposições, é o que vejo todos os dias. Isto me enfurece profundamente, meu pai sempre me ensinou desde pequeno "meu filho, o ser humano é tudo a mesma merda" e eu levo isto para a minha vida, me incomoda aceitar que uma certa etnia tem mais vantagens do que outra, simplesmente por ser desta etnia.

As crianças na comunidade indígena são tão mal-tratadas, que me surpreende que mais da metade consiga chegar à idade adulta. Mais de uma vez recebemos crianças em estado deplorável, crianças com desnutrição e sepse grave fora da nossa possibilidade de tratamento, é claro que na população civil há isso também, mas na comunidade indígena isto é muito mais comum. Parece que culturalmente eles esperam que as crianças sejam capazes de se cuidar sozinhas, atitude que a nossa sociedade já aboliu há mais de um século.

Sou uma pessoa de pensamentos radicais, se dependesse de mim, a cultura indígena, da maneira que existe hoje, deveria ser extinta. A lei brasileira deveria valer para todos, assim como a declaração de direitos humanos e o estatuto da criança e do adolescente. Dizer que eles têm o direito de tratar as crianças da maneira que tratam é como dizer que está correta a castração clitoriana em mulheres do oriente médio.

Nós brasileiros, por meio da mídia e até historicamente temos essa idéia absurda do "bom selvagem", me corrigindo, nós brasileiros do sul-sudeste que não convivemos com populações indígenas temos essa idéia. Vamos escolarizar todos os índios, colocar sua cultura oral em livros em museus e bibliotecas, ensiná-los a lavar a mão e os alimentos, a tratar crianças como crianças, oferecer saneamento básico e água filtrada(para todos os brasileiros tbm), cobrar impostos, e chamá-los de iguais.

É do meu entendimento que a miscigenação é a chave para isso, sem índios ou homens brancos, somente brasileiros.