segunda-feira, julho 02, 2007

OS DEMÔNIOS


Fui assistir a uma peça de teatro muito boa na sexta, "Os demônios", de Fiódor Dostoiévski, a peça conta a história de um grupo de revolucionários na Rússia que pretende dar um golpe e acabar com o governo do Czar no século 19. Cada personagem tem uma característica interessante e todos têm os seus demônios, mas o personagem principal é Nicolas Stravoguinle, jovem, bonito, educado, boêmio, epilético, psicótico e pedófilo, Nicolas é surpreendentemente o personagem mais humano da história. Apesar de sua pose de bad boy e comedor(Nicolas pega quase todas as mulheres da peça) ele sofre por todas as merdas que fez, e está em conflito por ser o filho da puta que é, mas ainda capaz de fazer coisas boas, como cuidar da aleijada e louca Maria.No final Nicolas se mata, mas não é uma morte consciente e planejada como o suicida/filósofo Kirilov. Seu suicídio é cheio de culpa e um ato de violência contra ele mesmo, por todo o mal que fez,pelo ódio que tinha por si mesmo. Mesmo sendo um vilão, o autor nos faz gostar de Nicolas na peça, talvez porque reconheçamos nele uma parte de nós que gostamos de pensar que não existe. Agora eu tenho que ler o livro.

1 Comments:

Blogger Tykhe said...

É... eu te obrigo a ir ao teatro comigo :)
Madame Shakespeare é a próxima?
Beijo de esquimó, foca =*

11:18 PM  

Postar um comentário

<< Home